Vendedores ambulantes interditaram o cruzamento entre a Rua do Sol e a Ladeira do Brito, no Centro de Maceió, na tarde desta quarta-feira (18), em protesto contra a prisão de um vendedor e apreensão de mercadorias.

De acordo com informações de testemunhas, o vendedor, cuja identidade não foi divulgada, teria agredido fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que realiza um ordenamento dos ambulantes no Centro de Maceió.

A equipe da Semscs apreendeu mercadorias do vendedor, que segundo a secretaria, estaria comercializando os produtos de forma irregular, o que deixou o homem revoltado e ele teria atirado uma pedra no veículo onde estavam os fiscais.

O vendedor foi detido por militares da Operação Policial Litorâneas Integrada (Oplit) e levado para a Central de Flagrantes I, no bairro Pinheiro. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado, algum tempo depois.

Em protesto, um grupo de vendedores ambulantes se rebelaram, interditaram a via com entulhos e cocos e atearam fogo.

O trânsito ficou congestionado na região. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes ao local para realizar os procedimentos cabíveis.

Ainda no fim da tarde, a via foi desobstruída e o trânsito foi liberado no local

A Semscs informou, em nota, que a fiscalização está atuando para garantir acessibilidade e mobilidade urbana no Centro da cidade. Disse também que tem orientado os ambulantes para que trabalhem de forma regularizada, mediante licenciamento municipal e somente nos locais permitidos, em obediência à legislação.

 "Os trabalhadores que vivem do comércio ambulante estão entendendo e atendendo às demandas da fiscalização. Alguns, porém, tomam atitudes isoladas e desobedecem às normas, como hoje quando colocaram fogo em lixo na Rua do Sol, tornando o tráfego de veículos mais lento e colocando em risco o direito de ir e vir da população. A Polícia Militar foi acionada e a SMTT foi chamada para viabilizar e normalizar o tráfego de veículos na região", afirmou a secretaria.