O presidente Jair Bolsonaro fez uma live na última segunda-feira (9) na tentativa de rebater as críticas que vem recebendo pela alta no preço da carne no Brasil. No varejo, com uma alta de 8%, a carne bovina foi a principal responsável pelo aumento da inflação, que chegou a 0,51% este mês. "Estou levando pancada sobre o preço da carne", disse o presidente, que, com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, fez uma apresentação sobre o desenvolvimento do agronegócio no Brasil e sobre a pecuária.
"É temporário, o senhor pode garantir à população", disse a ministra sobre o aumento do preço da carne bovina, que puxou os preços da carne suína e da carne de aves neste final de ano.
Bolsonaro disse ainda que tabelar a carne – como, segundo ele, parte de seus eleitores tem pedido – não é algo visto como uma opção viável, e citou a Venezuela, que de acordo com ele tem tabelamento mas não tem o produto no mercado. O presidente afirmou que na disputa do mercado internacional "tem lobby e tem cartéis que não são fáceis", o que influi nos preços.
"O governo não tem a força que o povo acha que eu tenho", disse ele.
Bolsonaro falou também sobre o uso de cartão corporativo. "Eu não pago nada mesmo. Posso sacar ate R$ 24 mil por mês. Mas não tô comendo lagosta todo dia, não", disse Bolsonaro, falando que os cartões tratam da alimentação de funcionários do palácio.
Baleias
Durante a live, ao ouvir de uma assessora de Tereza Cristina que o Brasil elimina anualmente o equivalente a 50% das emissões de carbono de um país como a Noruega, Bolsonaro aproveitou para provocar o país europeu. "Pessoal dessa área aí gosta de matar baleia", ironizou.
*com informações Notícias ao Minuto










