Nesse mês de dezembro, as unidades de acolhimento da capital estão recebendo ações voluntárias que levam alegria para crianças e adolescentes institucionalizados. Nesta terça-feira (11), os integrantes da Pastoral Corrente Solidária da Misericórdia, da Paróquia Divino Espírito Santo, e alguns parceiros proporcionaram uma dia especial para crianças e adolescentes da Casa Lar.

No começo da manhã, a garotada cuidou dos cabelos e unhas no  salão de beleza Amsterdan Rocha Cabeleireiros, localizado no bairro da Jatiúca. O espaço também ofereceu diversão para as crianças disponibilizando a sala de jogos para elas, enquanto aguardavam o atendimento.  Depois disso, elas participaram  de uma sessão de fotos com  a fotógrafa Taíse Januário Fotografia,  que  presenteará  cada um com a  sua foto.

AscoÀ noite,  a programação continuou na Casa Lar com a equipe da Corrente Solidária que  realizou uma festa  para os meninos e meninas da unidade, com muita música, distribuição de presentes, encerrando com um rodízio de pizza oferecido pela Super Pizza e Pizzaria Opção.

Para os coordenadores da ação e membros da Pastoral Corrente Solidária,  Fábio Rogério e Carla Moura,  foi um dia muito especial para todos os que organizaram  esse evento.  “Essa foi a última visita do ano, visto que essa pastoral realiza mensalmente visitas aos hospitais, abrigos e instituições. Os relatos de agradecimento das crianças e adolescentes que estavam na Casa emocionou os voluntários que observaram no olhar de cada um o desejo dessa presença e  solidariedade”, destacou Fábio.

A Casa Lar atende a crianças e adolescentes, entre 7 e 15 anos,  e recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos, com o objetivo de refazer e fortalecer os vínculos familiares, preservando e, principalmente, resgatando os laços sanguíneos.

A equipe técnica é formada por assistentes sociais, pedagogo e psicólogo, que fazem o acompanhamento dos acolhidos, desenvolvendo também atividades culturais, socioeducativas e recreativas. A Casa Lar é administrada pela ONG Aldeias Infantis SOS Brasil numa parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

No dia 19 de dezembro, a Semas realizará a ceia natalina das quatro unidades de acolhimento, mantidas pela Prefeitura de Maceió,  que são a Casa de Passagem Luzinete Soares de Almeida, que atende meninas, com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade; a Unidade de Acolhimento Institucional Rubens Colaço, que atende crianças de 0 a 6 anos, a Unidade de Acolhimento Institucional Acolher voltada para meninos entre 7 e 17 anos de idade, e a Casa Lar, que é específica para grupos de irmãos de 0 a 17 anos de idade.

No dia 21, o Parque Shopping e o Instituto Iris com a Campanha Corrente do Bem farão uma ação na Unidade de Acolhimento Institucional Rubens Colaço, que terá a participação das crianças e adolescentes  dos quatro abrigos.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas