Um estudo inédito do Ibge sobre deslizamentos no país mostrou que Alagoas é o estado que apresentou o maior nível de probabilidade para registro de deslizamentos de terra do Nordeste.
Ainda segundo o estudo, Alagoas apresenta 5,5% de chances de deslizamentos. Já em segundo lugar aparece Sergipe com 4,51%. Piauí, Rio Grande do Nordeste e algumas cidades da Bahia apresentaram possibilidades inferiores às demais regiões.
O estudo leva em consideração seis aspectos: Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Cobertura e uso da terra e Vegetação, Declividade e Pluviosidade. Após analisar os mapas de cada um deles e determinar critérios de importância, chegou-se a um mapa final que demonstra a suscetibilidade de deslizamentos de todo o país, a partir de cinco intervalos de classificação: muito baixa, baixa, média, alta e muito alta suscetibilidade.
O Nordeste apresentou índice mínimo da pesquisa com 3,8$ e 10,1% de risco de deslizamento. Já o Sudeste do país apresentou maior índice entre as regiões do país, com 23,2% de suscetibilidade a desmoronamentos.