Durante toda a semana, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão realizando diversas atividades alusivas à V Semana do Bebê, parceria da Prefeitura Municipal de Maceió com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), que envolve a atenção à Primeira Infância, que corresponde aos primeiros anos de vida da criança.

As ações desenvolvidas pelos Cras são direcionadas a todas as faixas etárias e tratam dos cuidados que devem ser tomados pela família durante os primeiros anos de desenvolvimento da vida do bebê. De acordo com Djane Pacheco, que é coordenadora do Cras Dom Adelmo, a temática que está sendo abordada na unidade é sobre a importância da abordagem precoce na educação infantil, focando em temas como mobilidade urbana e segurança nas vias.

“Eles precisam ter conhecimento sobre os seus direitos e deveres no trânsito, para que possam ter uma compreensão maior durante toda sua formação cidadã e os cuidados necessários com as crianças no trânsito”, esclareceu Djane.

Além disso, os usuários do Cras Dom Adelmo puderam ser conscientizados sobre a importância da alimentação saudável durante o processo de transição da infância para a adolescência e juventude. Na ocasião, também foi realizado um chá de bebê para uma usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que participa dos escoteiros florestais.

Como parte das atividades com os usuários do Cras foi feito um encontro no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Vila dos Pescadores, também em alusão à Semana do Bebê, tendo como tema: A importância dos limites na educação dada. Ao todo, participaram da ação na Vila dos Pescadores 15 mães de crianças matriculadas no CMEI .

“Nos tempos atuais, onde os pais saem para trabalhar, educar os filhos, estabelecer regras e definir limites é uma tarefa que tem se tornado cada dia mais difícil. Mas, é de extrema importância em todas as fases do desenvolvimento, pois será a base para aprender o que é certo e errado e dar noções à criança de que nem tudo é permitido e que ela deverá respeitar limites, ensinando a lidar com frustrações e estimular a independência desde a infância”, destacou Djane Pacheco.

Em um dos encontros com os usuários do Cras, foi feito um encontro no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Vila dos Pescadores, também em alusão a Semana do Bebê, tendo como tema: A importância dos limites na educação dada. Ao todo, participaram da ação na Vila 15 mães de crianças matriculadas no CMEI .

“Nos tempos atuais, onde os pais saem para trabalhar, educar os filhos, estabelecer regras e definir limites é uma tarefa que tem se tornado cada dia mais difícil. Mas, é de extrema importância, em todas as fases do desenvolvimento. Pois será a base para aprender o que é certo e errado e dar noções a criança de que nem tudo é permitido e que ela deverá respeitar limites, ensinando a lidar com frustrações e estimular a independência desde a infância”, destacou Djane Pacheco.

No Cras Área Lagunar, 60 pessoas, entre mães e crianças, participaram de uma palestra sobre ‘Alimentação Saudável para Crianças de 0 a 12 meses: Aleitamento Materno e Introdução Alimentar’, ministrada pela nutricionista Ana Patrícia Tojal, da Unidade de Saúde Rollan Simon.

Conforme a Supervisora do Programa Primeira Infância Cidadã, Alina Rocha, do Cras Área Lagunar, cuidar da alimentação da criança desde os primeiros anos de vida é fundamental no desenvolvimento infantil. “Uma alimentação saudável ajuda a manter uma boa qualidade de vida, previne infecções e doenças na vida adulta, e ainda favorece o desenvolvimento intelectual do indivíduo”, apontou a educadora.

 A 5ª edição da Semana do Bebê teve início no domingo (24) e tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no Município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. A programação segue até o sábado (30) de novembro.

Maria Maia (estagiária) / Ascom Semas