O mau cheiro e a quantidade de lixo em um córrego próximo a um hotel na praia da Pajuçara, parte baixa de Maceió, tem prejudicado os comerciantes da região. Ao Cada Minuto, um comerciante que não quis ser identificado disse que o córrego está com muito lixo e tem até animais mortos dentro dele.
Ainda segundo o comerciante, o local está cheio de entulho prejudicando a imagem da cidade. Ele disse que entrou em contato com a Prefeitura de Maceió para que a situação fosse resolvida. “Eles prometeram que iam limpar e nada fizeram. Depois disseram que era responsabilidade da Casal. O problema é que a bomba que não deixa a água do esgoto ir para a praia, está queimada desde o ano passado 2018. Eles não consertam a bomba e nem limpam o canal”, afirmou.
Ao Cada Minuto, o comerciante também disse que turistas e ambulantes filmam o local e enviam para outras pessoas “tirando chacota”. “Essa imagem já virou motivo de piada por parte dos jangadeiros e ambulantes que falam para os turistas não tomarem banho nesse local. A cidade é um local turístico que está tendo a imagem manchada”, disse.
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente disse que encaminhou uma equipe da fiscalização ambiental na sexta-feira (22) que constatou não se tratar de esgoto. No mesmo dia foi realizada a sucção da água acumulada.
Ainda em nota, a Sedet disse que nos últimos dias o córrego voltou a empoçar em razão de chuvas na madrugada ou de escoamento de águas de rebaixamento de lençol freático que deságua na rede pluvial.
Em relação à limpeza, cuja responsabilidade é da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), o serviço será realizado ainda nesta semana, conforme consta na programação operacional do órgão. A região da orla é atendida diariamente, nos três turnos, com serviços de limpeza, no entanto o acúmulo de resíduos no córrego é decorrente do descarte irregular realizado por visitantes e trabalhadores da faixa de areia.