(Atualizada às 16h07, segunda-feira,25)


Na tarde deste sábado, dia 23, moradores do Residencial Via Costeira, localizado no bairro do Prado entraram em contato com a reportagem do CadaMinuto para denunciar um, suposto, vazamento de esgoto na tubulação do Emissário Submarino, na Praia do Sobral em Maceió.

De acordo com os moradores da região, que não quiseram ter a identidade revelada, o Emissário Submarino está vazando pelo esgoto no inicio da tubulação submersa, onde tem a ponte do emissário. E assim que a tubulação entra em contato com o mar é possível notar três pontos de vazamento.

Ainda de acordo com a denúncia, um dos pontos é localizado logo no início, onde dá pra ver uma mancha de esgoto marrom aflorando na água, que segundo o morador fica há aproximadamente uns 100 metros de distância.

Um dos moradores relata que a segunda mancha chega a ser bem maior e é levada pela correnteza da água, onde se forma uma mancha extensa no mar. Já a terceira chega a ser um pouco menor.

A população ressalta que o caso vem ocorrendo desde o início do mês e nada foi feito. Além disso, os moradores comentam que já foi realizada uma denúncia no IMA há mais de dez dias e nenhuma resposta foi obtida.  

Eles apontam que do 9º andar do prédio é possível perceber claramente o local onde o esgoto aflora e para onde ele está sendo carregado, que segundo os moradores ele não está sendo levado para longe da praia.

A primeira vez que notei foi quando um navio ancorou sobre a mancha maior. Quando eu olhei a cor da água no local achei que o navio estivesse lançando esgoto ou outro tipo de material na água, só que horas depois ele levantou a âncora e foi para outra posição (certamente por causa do mau cheiro)”, contou o morador.

A assessoria de Comunicação da Casal informou que o órgão já fez uma averiguação e não encontrou nenhum vazamento no píer do emissário submarino,  ou seja, na tubulação.

Ainda de acordo com a assessoria da Casal, também não foi localizada nenhuma mancha de esgoto no entorno do píer. A averiguação foi realizada nesta segunda-feira (25).

Em nota a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) informou que há havia tomado conhecimento das fotos e da denúncia e que uma equipe foi ao local realizar a devida fiscalização.

Confira a nota na integra:

 A Sedet já tinha tomado conhecimento das fotos com a suposta denúncia e encaminhou uma equipe de fiscalização ao local, ainda no meio deste mês, e constatou que as manchas escuras são sombras de nuvens e algas, de modo que não apresenta risco algum à população.

A assessoria de Comunicação da Casal informou que o órgão irá fazer uma averiguação porque, se for esgoto do emissário,  obviamente a Companhia vai tomar as providências

A reportagem tentou contato com a assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e foi informada de que o caso será analisado pelo órgão.