Esta sigla ESTIC, que é o título do evento, refere-se a E de empreendedorismo, S de sustentabilidade, T de tecnologia, I de inovação e C de criatividade, correspondente às temáticas que serão abordadas durante a 1ª edição, a ser realizada nos dias 22 e 23/11/2019, das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:30h, no Centro Educacional Municipal Luiz de Amorim Leão – CEMLAL.


Destinado para um amplo público alvo, envolvendo estudantes do 7º ao 9º ano, bem como gestores municipais, empreendedores e produtores rurais (especialmente agricultores familiares assentados), o evento visa a participação e a interação dos inscritos com toda a programação, a exemplo de palestras, mostra de games, desfile de cosplay, e o grande torneio de game, com premiação.


 A proposta do Município de Messias, com a realização do ESTIC, em parceria com o Sebrae/AL, entre outros, é unir os Municípios da Região Metropolitana para implantar estratégias de empreendedorismo nos âmbitos do poder público e das comunidades, incentivando-as a empreender em todos os segmentos, como educação, agricultura e mercado local.

 “Minha cidade de apenas 18.500 habitantes, realizando um evento desse porte, reunindo o que há de mais atual no mundo tecnológico para contribuir com a formação dos nossos estudantes e a nossa população em geral, me deixa muito orgulhoso“, declarou o professor Marbyo José da Silva, um dos organizadores do evento.

A presidente da Casa do Empreendedor de Messias, Sheila Gomes, destacou a visão do gestor público municipal em abraçar “a criação de um ecossistema social, onde os diversos agentes envolvidos se amparam numa comunidade mais inclusiva e colaborativa”.

 “É um evento criado para todos nós e mais específico para os jovens empreendedores futuros se conectando cada vez com o mundo, inovando com sustentabilidade e muita criatividade”, evidenciou o secretário do gabinete civil, Adelmo Júnior.

 Na oportunidade, o diretor científico da FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, João Vicente, estará no evento, apresentando o Programa Centelha de Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae/AL e a Prefeitura Municipal de Messias, com o objetivo de disseminar a cultura do empreendedorismo em todo o Brasil.

 “Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável podem caminhar juntos a partir do primeiro passo na educação básica, introduzindo as tecnologias na Rede Municipal de Educação, onde começa a construção da vida de cidadãos e cidadãs”, ressaltou, o prefeito de Messias, Luiz Emílio Duarte de Omena.