O governador Renan Filho afirmou, durante entrevista coletiva, que a discussão no Fórum Exame de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que ocorre em Alagoas, não tem como tema central a privatização da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
O evento ocorre a primeira vez em uma capital do Nordeste. Segundo Renan Filho, a discussão está voltada para subconcessão de uma parte da Casal para que o Estado possa ter maior alcance de investimento na área de saneamento.
“Defendemos o não aumento e a capacidade de coletar 100% da Região Metropolitana e isso é um investimento superior a R$ 3 bilhões. Por mais que a gente tenha boa vontade, não temos condições de fazer”, afirmou Renan Filho.
Segundo ele, o estado sozinho não conseguirá fazer os investimentos necessários para que ao saneamento chegue a toda área atendida pela Casal nos municípios alagoanos.
Protesto
Enquanto o evento era realizado, funcionários da Companhia fizeram um protesto. De acordo com presidente do Sindicato dos Urbanitários, Nestor Powell, a proposta não é aceita pelos servidores e acreditam que possa haver outra alternativas. “Privatizar não é a solução, estamos abertos a um possível dialogo com o governo, o que não é admissível é que o povo seja o maior prejudicado em toda essa historia”.
Ainda segundo o presidente, com a vinda da privatização, tudo tende a pior. “As pessoas acham que essa medida vai melhor o abastecimento, mas não é bem assim, vai piorar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário em todo o Alagoas, isso é falácia”, destacou.