A operação da PF nesta segunda-feira (21) é sobre um possível esquema de pagamento de propinas ao deputado federal Sergio Souza (MDB-PR). A propina teria sido entregue por um grupo suspeito de fraudar fundos de pensão.
Essa investigação é baseada na delação de Lúcio Funaro, operador de esquemas de corrupção do MDB. Com autorização do STF, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Curitiba, Rio, São Paulo e em Brasília, incluindo o gabinete do deputado.
Também está sendo investigado nesse esquema um conhecido personagem do mundo político, especialmente do alagoano: o lobista Milton Lyra que, embora tenha vínculos com o MDB, foi figura de destaque em eleições para a Prefeitura de Maceió e para o governo de Alagoas.
A participação dele foi decisiva para a eleição de Cícero Almeida prefeito da capital. Também atuou na eleição do empresário João Lyra, em 2006, na disputa pelo governo de Alagoas.
A operação foi batizada de Grand Bazaar. 100 policiais cumprem os mandados. O deputado federal, como está na Ásia, não foi encontrado pelos federais.