Com intuito de conscientizar a população sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, além de enfatizar a importância dos cuidados com pessoas que são vítimas de depressão, a Prefeitura de Novo Lino, através da Secretaria de Saúde, promoveu nessa quarta-feira (25) palestras e uma grande caminhada em alusão ao Setembro Amarelo.
As palestras foram realizadas no auditório da Escola Maria Angélica Dias no centro daquela cidade, abordando o tema de Prevenção ao Suicídio, com a participação dos alunos da Escola Estadual Antônio Gomes de Barros, que também puderam fazer uma apresentação cultural dentro do tema. A psicóloga Irineia Barbosa, do Nasf, foi quem ministrou a palestra, junto com o médico psiquiatra Jadson Monteiro e Célio, médico do PSF.
A palestra contou com a presença da secretária de Assistência Social, Marileide Santana, do pastor Gilvan Monteiro e profissionais da educação e comunidade local. O evento teve o intuito de conscientizar jovens, sobre a campanha de valorização da vida proposta pelo mês de prevenção ao suicídio, e ainda, levá-los a percepção que os cuidados do município para com este público ocorrem durante todo o ano.
Após as palestras, os participantes seguiram em caminhada, usando faixas e cartazes e camisetas amarelas, cantando e demostrando a importância de se abordar este tema. O momento contou com a participação de muita gente, Ana Paula da Silva é servidora pública da saúde e uma das envolvidas na ação, ela enalteceu todo trabalho desenvolvido pela secretaria de saúde, através da gestora, Adriana Laurentino e claro, com total apoio da prefeita Lúcia Rufino. Frisou.
De acordo com a secretaria de Saúde, as ações de conscientização possibilitam uma maior aproximação e ampliação do diálogo sobre o tema, sensibilizando os cidadãos. “O suicídio acomete várias faixas etárias e a melhor forma de evitar é conscientizar e fazer com que as pessoas possam identificar os sintomas para procurar ajuda. Queremos propor um diálogo com a sociedade, demonstrar que há medidas que podem ser adotadas para auxiliar em cada caso”, explicou.
*com JG Notícias