A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) reuniram nesta quinta-feira (29) usuários, trabalhadores e representantes de entidades no Cras Pitanguinha com o objetivo de construir propostas para a X Conferência Municipal de Assistência Social. A ação faz parte de uma série de reuniões sobre o tema, que inclui também integrantes do Cras Área Lagunar.
Para a coordenadora do Cras Pitanguinha, Gal Souza, as reuniões ampliadas são importantes porque é o momento de discutir a política de assistência social e de levar as demandas para a conferência municipal. “Trouxemos para o Cras instituições do território, usuários dos serviços e lideranças comunitárias para discutir em conjunto e criar propostas. E nada melhor do que eles para discutir essa política e quais as demandas principais. É uma forma de nos organizarmos e fiscalizarmos a política de assistência social para que se efetive de fato”, destacou.
As reuniões ampliadas com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento e Participação social” estão acontecendo nos Cras desde do dia 20 de agosto, e contemplará os usuários de todos serviços da rede de assistência social municipal. Nesses encontros, os participantes discutem e avaliam a Política de Assistência Social no município.
“É um momento de preparação para a conferência. Também tem a eleição dos delegados representando os territórios que estão aqui reunidos. Essa é a hora de discutirmos e avaliarmos a política de assistência social, vendo aquilo que precisa melhorar e avançar para alcançarmos ainda mais as pessoas que precisam dela”, explicou Adriana Barros, facilitadora da reunião.
Na quarta-feira (28), aconteceu a reunião ampliada do Cras Área Lagunar. A reunião foi realizada no Parque da Pecuária, no bairro Trapiche, e reuniu mais de 100 trabalhadores e usuários dos Cras , da Casa da Passagem Familiar, da Unidade de Acolhimento Luzinete Soares de Almeida e representantes de entidades da região.
Já foram realizadas 13 reuniões ampliadas antes da X Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro. Nessas reuniões são eleitos oito delegados, sendo quatro representantes da sociedade civil e quatro do governo, que participarão conferência municipal.