O Botão de Incidente Grave (BIG), ferramenta tecnológica viabilizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e que está disponível no aplicativo CittaMobi já registrou 129 denúncias.

Segundo a assessoria de Comunicação da SMTT, a partir deste recurso, os passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) podem reportar, a qualquer momento do dia, incidentes graves de violência registrados dentro dos coletivos urbanos da capital.

Os dados obtidos pela SMTT são repassados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AL), para que ações de prevenção e de combate à violência dentro dos coletivos sejam desenvolvidas na cidade.

No aplicativo CittaMobi, são disponibilizadas quatro categorias nas quais os usuários podem selecionar entre violência, assalto à mão armada, assédio sexual e outros. As denúncias só podem ser feitas pelos passageiros que possuem seus dados pessoais previamente cadastrados no CittaMobi. Essa medida é adotada para que as informações fornecidas tenham maior credibilidade e segurança.

“É importante que o usuário formalize a denúncia com a maior quantidade de informações possíveis, detalhando o local, o horário e até mesmo fazendo uma breve descrição do incidente que aconteceu. Esses detalhes são fundamentais para que as operações de segurança sejam mais direcionadas e os problemas sejam sanados com mais eficiência”, explica Antônio Moura, gestor da SMTT.

“As denúncias podem ser feitas a qualquer momento do dia. Por exemplo, se o cidadão presenciar um assalto no ônibus que ele estava, após o ocorrido, ele poderá fazer essa denúncia pelo aplicativo. Mensalmente a SMTT encaminha as informações para a Secretaria Segurança Pública. Essas informações ajudam a proporcionar mais segurança e conforto aos usuários do transporte urbano de Maceió”, detalha a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

*Com assessoria