Abrir a torneira e ter água em casa. Algo comum para muita gente, mas um direito fora do alcance de milhares de famílias do sertão alagoano. Porém, graças a um trabalho do deputado federal Marx Beltrão (PSD), o Governo de Alagoas vai receber mais R$ 7,4 milhões garantidos em Brasília para que comunidades sertanejas realizem o sonho do acesso à água potável. 

Os investimentos são mais uma parcela do pacote de recursos do Ministério da Cidadania para a execução dos chamados microssistemas de abastecimento d´água e para a construção de cisternas. Em audiência com o ministro Osmar Terra, na manhã desta quarta-feira (07), Marx Beltrão garantiu a liberação dos valores por parte do governo federal.

“São recursos que consegui trazer para Alagoas e que estão sendo investidos nestes programas tão necessários e importantes. Nosso objetivo é levar soluções que consigam minimizar o impacto da seca no sertão de Alagoas, fazendo com que milhares de famílias possam ter acesso à água. Aliás, acesso à água é um direito de todos” afirmou Marx Beltrão.


Microssistemas Comunitários


Já em operação na zona rural de São José da Tapera, o projeto Microssistema Comunitário de Abastecimento de Água será implantado em dezenas de comunidades da zona rural de vários municípios. Além de Tapera, receberão o programa as cidades de Senador Rui Palmeira, Piranhas, Olho d’Água do Casado, Inhapi, Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia.

A tecnologia social dos microssistemas comunitários de abastecimento de água, projeto piloto e inovador no país, capta água bruta no Canal do Sertão e faz com que esta água, após filtragem e tratamento, chegue nas torneiras aptas ao consumo humano.