O Deputado Federal JHC(PSB/AL), entregou ao Presidente da República, Jair Bolsonaro(PSL), durante café da manhã, no dia de hoje(04), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) que tem como objetivo permitir a venda direta de etanol pelas usinas aos postos de combustíveis.
“O Etanol é nosso. Reforcei hoje(04), ao presidente, Jair Messias Bolsonaro, a necessidade de acabar com a indevida intervenção burocrática da ANP, que impede a venda direta do álcool, prejudicando os consumidores e beneficiando apenas o cartel das distribuidoras. Nosso projeto, apoiado pelo presidente na campanha, já tramita na Câmara desde de 2018 e vai baratear em mais de 20% esse produto que tem tecnologia brasileira, limpa e que gera 800 mil empregos no Brasil. Mais liberdade para empreender, maior ganho social”, disse JHC durante o encontro.
O projeto (PDC 916/18) do deputado pretende suspender parte da Resolução 43/09, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a qual prevê que o produtor só pode comercializar etanol combustível com distribuidor autorizado pela agência e com o mercado externo.
A proposta esteve entre às apresentadas pelo presidente durante a Campanha e segue ganhando força e aliados dentro e fora da Câmara Federal
JHC ainda afirmou que o consumidor terá outros ganhos “barateando o etanol a tendência é que à gasolina também baixe. 80% da frota no Brasil é flex. Os consumidores optando pelo álcool, se torna competitivo e puxa o preço da gasolina para baixo”, disse.