“Posso opinar como cidadão”. Assim o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan, iniciou sua resposta ao ser questionado qual a avaliação que faz sobre o Governo do Partido dos Trabalhadores.
Atualmente, o magistrado não integra mais o partido, mas permanece com a sua linha de esquerda. Em um trecho da entrevista, que será publicada no sábado, Tutmés afirmou que “primeira coisa que eu acho, que os governos do PT eles têm, como todo governo, os méritos e os defeitos. Os méritos me parecem muito maiores que os defeitos. Nós vivemos um período de prosperidade que o Brasil nunca experimentou antes nos governos Lula e no primeiro governo Dilma, isso é indiscutível. Se tirou milhares e milhares de pessoas das condições de miséria, o Brasil, crescia”.
Tutmés colocou ainda que o governo do PT apresentou erros, assim como qualquer outro governo. “Acho que o erro foi de não ter feito a reforma política e de alguma forma, praticar em nome da governabilidade a velha política”.