Com a chegada do inverno a partir desta sexta-feira (21), a Defesa Civil de Maceió deve monitorar cerca de 76 áreas de risco em toda a capital. Nesse período, a atenção deve ser redobrada por causa do volume de chuva. Além das chuvas, a Defesa Civil vai estar em alerta para monitorar os bairros afetados pelas rachaduras na capital.

De acordo com a assessoria de comunicação da Defesa Civil, existe uma equipe exclusiva para monitorar os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, já que eles estão em áreas de risco pela instabilidade do solo. Já outras equipes devem monitorar demais áreas de riscos existentes em Maceió.

Ainda segundo a assessoria de comunicação, apesar dos bairros do Mutange e Bebedouro estarem apresentando instabilidade de solo devido aos problemas ocasionados pela extração de salgema, os bairros também possuem há alguns anos assentamentos precários e casas construídas em áreas indevidas.

A defesa civil destacou ainda que o apesar do monitoramento, cada área de risco possui orientações de evacuações diferentes, pois tudo vai depender das condições de solo e das condições das edificações da região.

Em caso de evacuação, a defesa civil do município garantiu que os moradores serão acolhidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e devem receber o aluguel social para que possam procurar um local seguro até que a região seja liberada pelos órgãos.

*Estagiário sob supervisão da editoria