O mapa sobre as áreas de risco, divulgado pela Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil de Maceió, aponta a necessidade de remoção dos moradores residentes em algumas áreas dos bairros de Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O documento foi divido por setores e cores que definem cada intensidade do problema.
Conforme o mapa, as áreas amarela, laranja e vermelha do bairro Pinheiro, onde foram notificadas as primeiras evidências investigadas desde 15 de fevereiro de 2018, receberam uma recomendação de a realocação de moradores, o monitoramento dos processos erosivos e dos danos e alerta.
Outro ponto que também necessita da remoção dos moradores é no bairro do Mutange, das localidades conhecidas como encosta do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Nestes locais os moradores serão realocados e as moradias serão removidas, já que foram classificadas como de alto risco pela CPRM.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS DADOS
“O “Setor 1.00” abrange a área da encosta do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Área mais crítica do Setor 1, é caracterizada por zona de deformação e de falhas geológicas (R3 e R4 CPRM 2012-2017). São áreas de risco em encostas que já haviam sido mapeadas pela CPRM em 2012 e revisitadas em 2017. Vale observar que R é a sigla para risco, que é escalonado de 1 a 4, conforme a gravidade, sendo 1 = baixo; 2 = médio; 3 = alto e 4 = muito alto”, traz trecho da nota explicativa da Defesa Civil.
Ainda no Mutange, a recomendação foi por remoção dos moradores nas localidades conhecidas como Gruta do Padre, no Mutange, e Cardoso, em Bebedouro. Ambos receberam indicação de alto e muito alto risco pela CRPM.
Uma outra área do Mutange, que compreende a margem da lagoa, é passível de alagamentos e por isso pode ter a possibilidade de remoção de alguns moradores ou de áreas completas.