Inaugurações, homenagens e apresentações artísticas marcaram o aniversário de 127 anos de Igreja Nova

18/05/2019 11:29 - Interior
Por Assessoria
Image

Igreja Nova completou 127 anos de sua emancipação política no dia 16 de maio. Para comemorar a data, a Prefeitura preparou uma semana de festa que exaltou a cultura, o esporte, as belas paisagens naturais do município e promoveu os serviços essenciais, com a entrega de obras públicas na área de educação, saúde e infraestrutura. O dia 16 de maio de 2019 ficou marcado na história de Igreja Nova. Só nesta data, foram entregues às comunidades dois postos de saúde, uma escola, uma creche tempo integral, duas pavimentações, uma ponte, três ambulâncias, dois carros de pequeno porte, uma caminhonete e um caminhão caçamba. Para a população e para a administração municipal foi um grande dia, que terminou com apresentações artísticas no centro da cidade.

Salva de tiros, homenagem à Prefeita Vera Dantas e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, executados pela banda da Polícia Militar de Alagoas e pelo Coral da Escola Municipal Carlos Lira, abriram os festejos, que contou com a participação do vice-prefeito, Manoel Mateus, e as presenças do secretariado municipal, do pároco da cidade, frei Lenilson; do presidente da Câmara de Vereadores, Alando Lima; e dos vereadores André Santos, Cidário dos Santos, Damião Lázaro, Manoel Messias, Marivaldo da Silva, Názio da Silva, Romualdo Moreira e Maria Lenilda.

A prefeita Vera Dantas iniciou as inaugurações pela entrega da pavimentação e da ponte da rua do antigo Matadouro, uma grande conquista para os moradores daquela localidade, que ganharam também a primeira creche do município, localizada na mesma rua, e que recebeu o nome de Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito José Augusto Sousa Santos, em homenagem ao ex-prefeito falecido em 2018 e responsável pelo início da obra. A viúva do ex-prefeito Augusto, Luciane Salgueiro, prestigiou a inauguração, que contou ainda com as presenças do deputado estadual, Paulo Dantas, do deputado federal Marx Beltrão, e do superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), Marlan Ferreira. A creche vai atender 150 crianças, com idade entre zero e cinco anos, e será importante para as mães igreja-novenses permitindo que retornem ao mercado de trabalho. Luciane Salgueiro fez um breve resumo da vida política do ex-prefeito e disse que vê a creche construída também era seu sonho. Em seu discurso, a Prefeita Vera Dantas lembrou de uma mãe, no início de seu mandato, que a procurou para pedir que a gestora desse andamento aquela obra que não apenas é um local seguro para deixar seus filhos, mas que contribui para o desenvolvimento físico, psicomotor e social das crianças.

O Secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Tenório, destacou a qualidade das obras e lembrou que é difícil executar com recursos próprios, como no caso da ponte e da pavimentação da rua do matadouro e da sexta etapa do calçamento da Ipiranga, entregue no mesmo dia. Márcio falou da importância dos parceiros para que as ideias se tornem realidade e citou o Deputado Federal Arthur Lira e o Deputado Estadual Paulo Dantas como grandes colaboradores para o desenvolvimento de Igreja Nova.

“Somos um dos poucos municípios do Estado que temos todos os projetos aprovados dentro da Codevasf: pavimentação do Conjunto H e dos povoados Itapicuru e Palmeira dos Negros e 3 espaços multieventos”, falou Márcio Tenório, ratificado pelo superintende da Codevasf. Marlan Ferreira ainda anunciou: “O Deputado Arthur Lira conseguiu empenhar a ponte da Ipiranga e até o dia 20 julho estaremos com esse crédito na conta para iniciar as obras. Também já temos garantido os recursos para a os espaços multieventos, a Prefeitura já pode licitar; e conseguimos três micro tratores que serão entregues nos próximos dias”.

Na área da saúde foram entregues duas unidades de saúde, nos povoados São José e Serraria, para atender aos moradores que antes precisavam se deslocar a outras comunidades. Os postos contarão com atendimento médico e odontológico. Para Maria Janizete, moradora do São José, agora o povoado tá completo. “Antes a gente tinha que ir para Vista Alegre, muitas vezes caminhando, para receber atendimento, mas agora vai ficar muito bom, eu estou feliz", disse.

A secretária de Saúde, Mônica Dantas, pediu à comunidade que preserve a unidade de saúde, pois é uma conquista do povo. A secretária, na oportunidade, falou sobre os avanços da saúde de Igreja Nova e deu uma notícia importante, a realização de exames de endoscopia no município. “Agora vamos fazer aqui, ontem já foram realizados trinta exames. Vocês não precisam mais se deslocar para Arapiraca ou Maceió. Assim como temos trazido os médicos especialistas até a população, estamos ampliando cada dia mais a oferta de exames”.

Durante a semana, a Prefeita Vera Dantas e o vice-prefeito, Manoel Mateus, já haviam reinaugurado duas unidades escolares e ontem foi a vez da Escola Municipal Manoel do Santos Filho, no povoado Itapicuru. A entrega teve a participação dos alunos e da comunidade, que representada pelo líder comunitário, Valmir, agradeceu a iniciativa da gestão. O Secretário Ricardo Costa aproveitou a oportunidade e anunciou que ela será ampliada para se tornar a primeira escola em tempo integral do município.

O calçamento da Ipiranga fechou as inaugurações do dia. A obra entregue foi a sexta e última etapa da pavimentação do povoado. O ex-prefeito Neiwton Silva, responsável pelo início da obra, há quase quinze anos, lembrou das noites de insônia que renderam a promessa de executar quase seis quilômetros de calçamento, concluídos com a entrega dos últimos 1.500 metros quadrados pela Perfeita Vera Dantas. O calçamento não foi o único benefício para a população da Ipiranga no 16 de maio, o vice-prefeito, Manoel Mateus, e o secretário de Estradas e Rodagem, Thiago Gomes, comunicaram a finalização da recuperação da estrada que liga Ipiranga à cidade.

Ao fim da solenidade, a Prefeita fez a entrega simbólica de um caminhão caçamba ao secretário de Transportes, Davi Santos. O caminhão foi adquirido através de emenda do senador Renan Calheiros. Outros veículos também tiveram sua entrega simbólica: três ambulâncias, por meio de recurso dos deputados federais Arthur Lira, Marx Beltrão e João Henrique Caldas; dois carros de pequeno porte, com recurso do deputado Arthur Lira; uma caminhonete, através do ex-deputado federal e atual secretário de estado, Ronaldo Lessa.

Os festejos pela emancipação só se encerraram na madrugada de 17 de maio, milhares de igreja-novenses foram comemorar o dia em que a população teve importantes sonhos

realizados. Para embalar a multidão a Prefeitura trouxe Banda City, Ninéia Oliveira e Luanzinho Morais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..