Questionado pela Folha (leia aqui) sobre o governo Jair Bolsonaro, o senador Cid Gomes (PDT-CE) afirmou que “O problema desse governo é que não tem projeto, traquejo ou habilidade de diálogo. É uma ala burocrática militar e outra de malucos que põem agendas ridículas que nada têm a ver com os problemas do Brasil. Querem continuar em campanha, tentando fazer contraponto com o PT. Não vejo no presidente (Jair Bolsonaro) e no Onyx (Lorenzoni, ministro da Casa Civil) nenhum traquejo para tentar restabelecer o diálogo. Bolsonaro não é a nova política. É um velho político inexpressivo. Pra mim, é a mais fina flor da mediocridade, da inexpressividade e do despreparo”.
Deve ter razão o senador. Bolsonaro é um político que atira constantemente contra o casco do seu próprio navio. De uma decisão comum sobre contingenciamento de recursos, ele e o seu ministro de Educação – tremenda falha de comunicação e de escolha de questões a serem abordadas- conseguiram transformar em grandioso o protesto que reuniu pais, estudantes de universidades públicas e privadas, professores, trabalhadores e empresários do setor.
Tachar os manifestantes de “imbecis” e “idiotas úteis” prova que ele não crê que o movimento foi mais do que algo produzido pela esquerda. É só lembrar os protestos nas ruas do país em 2013, que depois voltou em 2015 para derrubar Dilma Rousseff e criar todo o clima antipetismo que o elegeu.
O pior, ainda, é que quase diariamente o presidente ou os seus auxiliares cometem ações danosas ao governo. Provavelmente por falta qualidade e bom senso dos quadros escolhidos para o primeiro escalão.
O café está esfriando para Bolsonaro. Empresários e políticos que apostaram muito na derrota do PT já estão pensando na queda do atual governo por incapacidade de entregar o prometido.
O presidente Jair Bolsonaro teima em nos levar a acreditar que tudo faz para fracassar, ser derrotado e isolado. E ele ainda conta com os três filhos para endoidarem o seu juízo e o governo junto com Olavo de Carvalho.
São muitos os conflitos desnecessários.
Por isso é difícil crer que idiotas foram aqueles que protestaram Brasil afora.