Ao fazer a apresentação do aplicativo Quimera, que vai permitir ao agente de segurança pública consulta de dados e serviços mesmo estando nas ruas, o governador Renan Filho informou que o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais sofreu uma queda de 26% em relação ao mês anterior e uma diminuição de 24% em relação ao ano passado.
Segundo os dados, de janeiro a março de 2018 foram registradas 418 mortes em Alagoas. Em março do ano passado foi registrada uma queda de 26% já que foram 138 homicídios no mesmo período. Com relação a capital alagoana, os números também foram reduzidos: no mês de março foram 28 mortes, o que possibilitou uma redução de 37% em comparação a 2018 em Maceió. Em março do ano passado foram registrados 45 homicídios na capital.
Renan Filho colocou que vem apresentando uma uniformização mais rigorosa do que é usado pelo Ministério da Justiça para tratar sobre a redução dos crimes violentos.
Ao falar sobre os investimentos na segurança, o governador afirmou que está finalizando a convocação dos aprovados no Concurso da Polícia Militar em 2016 e está em andamento a proposta para concurso da Perícia Oficial, Polícia Civil e Delegados.
Assaltos a coletivos
A redução registrada em Maceió em março chegou a 68,3% em comparação com o mesmo mês de 2018. Foram 13 ocorrências contra as 41 no mesmo mês do ano passado. No primeiro trimestre, a redução é de 70,2% comparado ao período de janeiro a março do ano passado.
Aplicativo Quimera
O aplicativo Quimera visa melhorar a consulta dos policiais na busca de informações sobre pessoas e veículos em meio às ocorrências e demais ações operacionais.
O dispositivo traz uma integração do banco de dados da Segurança Pública, o que permite buscar fichas criminais durante as abordagens de forma instantânea.
São alguns serviços do aplicativo: consulta placas de veículos, flexibilidade do policial em pesquisas de dados, acompanhamento das ocorrências em tempo real, consulta de CNH, base criminal da base civil e militar, apresentações de policiais em serviço, Boletim de Ocorrência e outros.


















