A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alertou para um golpe envolvendo o nome da instituição, que tem como objetivo atrair alunos e docentes para uma suposta seleção para prestação de serviço. A mensagem oferece vagas de trabalho em vestibulares e concursos de universidades federais como a do Paraná (UFPR) e da própria Ufal.
De acordo com a universidade, ainda segundo a mensagem, os trabalhos ocorreriam nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Uberlândia e Salvador e Maceió, entre os meses de abril e junho.
O e-mail, direcionado a estudantes de pós-graduação e docentes, induz os interessados a realizar um depósito em dinheiro para assegurar a suposta vaga de emprego. Entretanto, a seleção não existe e o intuito é apenas de coletar informações pessoais e obter vantagens financeiras.
“Caso receba e-mail com o assunto Prestação de serviço temporário sem vínculo empregatício, não forneça nenhuma informação nem realize transferência de valores. Ignore o conteúdo e marque a mensagem como spam”.
A Ufal esclarece que não realiza contratação de pessoal por indicação e sem respeitar o ordenamento jurídico vigente, não ocorrendo seleção de candidatos dessa maneira. Da mesma forma, elucida que não mantém banco de cadastro de colaboradores. A instituição também reforça que todos os processos seletivos ocorrem por meio de edital público divulgado nos canais oficiais da Universidade.










