Feita entre os dias 2 e 3 deste mês, a pesquisa DataFolha revela que 60% dos entrevistados consideram positiva para o país a atuação de militares (leia aqui) no governo Jair Bolsonaro. Apenas 36% consideram negativa.
Dos 22 ministérios, 6 são comandados por membros das forças armadas. Dezenas de outros membros com formação militar ocupam outros órgãos. É bom lembrar que o presidente e o vice são militares.
2.086 pessoas foram ouvidas em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Levantamento também revela que Jair Bolsonaro é o pior presidente eleito da história em seus 100 primeiros dias de governo desde a redemocratização, em 1985.
30% consideram o governo ruim ou péssimo. Contudo, 59% acreditam que ele fará uma gestão ótima ou boa (leia aqui).
O ministro mais conhecido e com ótima avaliação é o da Justiça, Sergio Moro. 93% dos entrevistados o conhecem e o seu trabalho é considerado ótimo ou bom por 59%.
Exceção feita ao ex-juiz e a Paulo Guedes, da Economia, os ministros polêmicos não estão sendo bem avaliados. Damares Alves, do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem 25%; Onix Lorenzoni, Casa Civil, 18%; Educação, Ricardo Vélez Rodríguez e Ernesto Araújo, Relações Exteriores, empatam com 13%; e na lanterninha está o do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avaliado como ótimo ou bom por 11%.
Detalhe: os ministros com os piores índices são aqueles envolvidos em polêmicas ou suspeitos de alguma irregularidade (leia aqui).