Alagoas é o berço da maior resistência negra da história, está localizado neste estado a Republica dos Palmares – Quilombo dos Macacos, o mais organizado e duradouro. Nos dias atuais a resistência continua, mas o avanço da violência em direção a esta população jovem e negra vem em um crescente assustador. Reportagem diz que em dez anos só tem crescido a diferença entre jovens brancos e negros em relação a morte, traz a manchete: “Apartheid da violência”- “Negro tem 17 vezes mais chance de ser assassinado em Alagoas do que branco, maior diferença racial do país”. (UOL, 2018). Os números são devastadores e inaceitáveis a maior população de Alagoas, é negra.
Com base nesses dados a Pastoral da Negritude promove no dia 23 de março, às 9h, no Salão Didaquê, na Igreja Batista do Pinheiro, o “Círculos de debate SER NEGRO/NEGRA EM ALAGOAS” um evento que fomentará a discussão dessa temática, racismo e violência, com a comunidade interna e externa, igreja, organizações da sociedade civil, órgãos dos governos municipais e estaduais, tentando identificar onde acontece e porque acontece essa violência, refletindo se contribuímos com isso e se sim, o quanto contribuímos.
Bem como buscar nortes para a discussão junto as esferas públicas que trabalham com essa temática dentro de nosso estado, buscando identificar o que tem sido feito para minimizar as práticas violentas, o que pode ser feito para mudarmos a realidade dessas pessoas que vivem à margem, dando a eles e elas a oportunidade de um outro tipo de vida, que possa leva-los/as a se manter distante da violência, uma vida com justiça e equidade.
A expectativa dos organizadores é atrair pessoas que tenham interesse na temática para promover conhecimento, e o diálogo entre a sociedade civil, a igreja, órgãos municipais e estaduais, para construção de uma rede de atuação, e apoio no que diz respeito a organização de mobilizações entre esses grupos, na busca de promover ações de combate as práticas da manutenção desse crime, buscando uma atuação que venha extinguir essa violenta realidade.
O jornalista Carlos Madeiro, do site UOL, e o advogado Pedro Montenegro estarão presentes, sendo palestrantes neste evento. Para se inscrever, basta acessar o link na doity.com.br/ser-negro-negra-em-alagoas-2303 e doar um produto de higiene pessoal que será destinado ao projeto Banho Solidário em Maceió. Os participantes terão certificado de 03h.
Serviço:
O que: “Círculos de debate SER NEGRO/NEGRA EM ALAGOAS”
Quando: 23 de março de 2019, às 9h
Onde: Salão Didaquê, na Igreja Batista do Pinheiro
Rua Miguel Palmeira, 1.300. Pinheiro, Maceió/AL
Parceiros: Igreja Batista do Pinheiro, Fórum Permanente de Negritude da Aliança de Batistas do Brasil e Coordenadora Ecumênica de Serviço










