A diretoria da Associação Nacional da Advocacia Criminal em Alagoas se reuniu com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Alagoas, Dr. Nivaldo Barbosa.

Alguns dos principais objetivos da reunião estão em, primeiramente, estreitar o relacionamento entre as instituições, para que ambas andem de mãos dadas, a fim de melhorar as condições de trabalho dos advogados criminalistas do estado através do respeito das suas prerrogativas profissionais.

Na mesma oportunidade fora entregue algumas queixas e dificuldades sofridas no exercício profissional. Fora discutida a importância de se resolver o quanto antes as dificuldades que os advogados vêm encontrando para entrevistar seus clientes junto ao sistema prisional.

Assim como a imperiosa necessidade se criar a “sala de estado maior” local este reservado para advogados, juízes e membros do ministério público, na hipótese de sofrerem qualquer tipo de prisão decorrente ou não do exercício da profissão, tratando-se de uma prerrogativa funcional prevista em lei, que deve resolvida urgentemente pelo governo do estado, já que Alagoas não dispõe unidades adequadas e apropriadas para tal finalidade.

Foram apresentadas também algumas ideias e soluções visando diminuí o sofrimento dos advogados, que não raras vezes precisam aguardar por várias horas o início de suas audiências junto ao fórum do Barro Duro, já que diuturnamente juízes tem agendado audiência em horários impossível de ser realizado, acarretando grande perda de tempo por parte dos referidos profissionais.

Segundo Manoel Passos, Presidente da Ancrim-AL, “essa reunião entre a ANACRIM-AL e a OAB/AL trarão bons frutos e quem sairá ganhando sem dúvida é a sociedade alagoana, já que o advogado é um mero instrumento de defesa do cidadão. Advogado respeitado significa cidadão valorizado”, concluiu.

Fernanda Noronha de Albuquerque, vice-presidente da Anacrim-AL, acrescenta: “mais um passo foi dado pela Anacrim-AL, que em tão pouco tempo já vem se notabilizando pelos seus préstimos serviços realizados prol dos seus associados e da advocacia criminal”, concluiu.

Formalmente a Anacrim junto com a sua diretoria e comissões se apresentou ao Dr. Nivaldo Barbosa, presidente da OAB/AL, o que se percebe que haverá um esforço em conjunto na luta pelo respeito da advocacia criminal. Segundo Manoel Passos a associação está para somar.