Oferecer segurança aos alunos da rede municipal que utilizam transporte escolar. Este é o objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em realizar o projeto Travessia Legal nas escolas da rede municipal. O projeto, será lançado nesta sexta-feira (15), na Escola Municipal Joviniano Rodas.

A partir de agora, de forma inédita no município, alunos e funcionários terão um monitor para guiá-los na entrada e saída da escola. Todas as escolas que utilizam o transporte irão contar com um monitor, como forma de dar mais segurança aos alunos e funcionários no momento de embarque e desembarque do transporte.

Para que os funcionários ficassem habilitados em realizar a travessia, a SMTT realizou uma capacitação com um funcionário de cada escola, para que pudessem ser informados sobre todas as condições adequadas para tornar o acesso seguro. Além disso, para otimizar o projeto, foram colocadas faixas de pedestres nos espaços que dão acesso as escolas.

Os funcionários estarão totalmente equipados com fardamentos, bonés e placas de sinalização para facilitar a visão dos motoristas, para que possam realizar paradas no momento em que os alunos estejam atravessando.

De acordo com a Secretaria de Educação de Marechal Deodoro, Amanda Alves, esse projeto irá garantir mais segurança para os alunos que utilizam o transporte escolar.

“Nós vimos a necessidade de criar um projeto para garantir mais segurança aos nossos alunos, que diariamente fazem essa travessia no embarque e desembarque do transporte escolar. Com isso, firmamos a parceria com a SMTT que capacitou esses funcionários para que pudessem ficar habilitados para realizar esse processo”, explicou a secretária.

O responsável pelo setor de educação do trânsito de Marechal Deodoro, Yuri Cortez, ações como essa nunca foram realizadas no município.

“Em Marechal Deodoro nunca foi feito um projeto como esse, e agora os alunos terão mais segurança em fazer a travessia do ônibus até a escola, todos os dias. Nós realizamos palestras, usamos exemplos, e assim capacitamos os funcionários que irão realizar esse trabalho nas escolas municipais”, disse.