Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (04), o prefeito Rui Palmeira afirmou que solicitou ao Ministério de Minas e Energia um laudo oficial relatando se as rachaduras que apareceram no bairro do Pinheiro têm relação direta com as atividades de extração de sal-gema da Braskem naquela região.

Palmeira colocou que esteve reunido com representantes da Agência Nacional de Mineração e do Ministério para tratar sobre a questão do Pinheiro e aproveitou para pedir um esclarecimento com relação às declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro de que o problema do Pinheiro estava ligado diretamente à mineração.

“Tomei essa posição do laudo oficial para não ficar parecendo que o município ou estado estão querendo esconder as causas das rachaduras no Pinheiro”, completou ele. Além da solicitação feita diretamente ao Ministério, Rui afirmou que encaminhou documentos à Procuradoria Geral da República (PGR) para também acompanhar o caso.

“O que nós queremos é trazer de forma oficial, todas as informações possíveis para que as pessoas sejam esclarecidas do que está ocorrendo e no momento de aflição, não se deixem levar por essas notícias falsas que se espalham rapidamente”, acrescentou o prefeito.

Isenção de taxas municipais

Com a chegada da ajuda humanitária para os moradores do Pinheiro, o prefeito destacou que a Procuradoria do Município está trabalhando em um Projeto de Lei que visa a isenção de taxas municipais para todos os moradores do bairro. Segundo Rui Palmeira, essa isenção não será somente para o IPTU, como já foi anunciado, mas para todos os demais impostos.

O Projeto de Lei será enviado à Câmara Municipal para aprovação assim que os vereadores retornarem do recesso.  

*Estagiária sob supervisão da editoria