Um vídeo amplamente divulgado nas redes de sociais e na TV, mostram o momento exato em que a Barragem I do Córrego Feijão, em Brumadinho, se rompe e invade as instalações da Vale. As imagens foram obtidas pela TV Globo e, segundo as câmeras de monitoramento , a barragem estourou às 12h28, no dia 25 de janeiro.
Outro vídeo, divulgado pela BandNews mostra o momento em que a lama, invade a área reservada aos trens utilizados para o transporte de minérios as instalações da empresa.
De acordo com as imagens,vinte e quatro segundos depois do rompimento mostrado no primeiro vídeo, a onda de lama já está no pátio de manobras dos trens, que fica a cerca de 500 metros da barragem. A área administrativa da empresa, fica cerca de 600 metros à frente.
A Defesa Civil de Minas Gerais foi avisada às 13h37. Este comunicado era o segundo item a ser cumprido de acordo com o protocolo previsto pela empresa em caso de rompimento de barragem.
A primeira ação a ser tomada seria o acionamento de um alarme. Segundo o presidente da companhia, Fabio Schvartsman, a ação não foi cumprida porque o equipamento foi encoberto pela lama.
Veja os vídeos:
*Com Agências










