MDB adia escolha de representante para o Senado e Calheiros diz que "um novo Renan vem ai"

30/01/2019 00:19 - Coluna Labafero
Por Coluna Labafero
Image

Foi adiada a decisão do MDB para definir qual candidato da legenda irá representar o partido na eleição para a presidência do Senado, no próximo dia 1º de fevereiro. A bancada do partido se reuniu nesta terça-feira (29), mas a escolha do candidato só será feita às vésperas da eleição, na próxima quinta-feira (31), como queria o favorito na disputa, mesmo sem se declarar candidato, o senador alagoano Renan Calheiros.

Após o fim da reunião, Calheiros afirmou que “um novo Renan”, “renovado pelas urnas” e com posições opostas às que marcaram sua carreira política, tomará posse para o novo mandato.

"O velho Renan era estatizante, o novo Renan é liberal. Esse novo que vai assumir é menos acessível. O velho era sobrevivente, mais estatizante [...] Esse novo, não, é mais liberal e está querendo fazer as reformas de estado.", disse o senador.

Questionado se o "novo Renan" seria mais capaz de aglutinar apoio na corrida pela Presidência do Senado, o senador retrucou: "Não subestime o velho, mas o novo vem aí”.

Um pouco frustrada, pelo adiamento da escolha do candidato ao Senado pelo partido, Simone Tebet, que convocou a reunião desta terça, teve de deixar o cargo de líder da legenda, para manter sua candidatura. “Não tenho condições de abrir mão dessa disputa dentro do MDB”, disse a senadora do Mato Grosso do Sul.

Eleito líder interino do partido, o senador José Maranhão rejeitou a possibilidade do MDB ter uma candidatura avulsa. Tebet cogitava essa opção caso Renan fosse o escolhido pela legenda.

Quando questionada se estaria disposta a uma candidatura avulsa, a senadora respondeu que não iria discutir o assunto. Calheiros, que estava ao seu lado durante entrevista à imprensa, disparou: “Mas descarta ou não?”.

Tebet deu a entender que não vai se lançar sem o apoio do MDB: “Ninguém é candidato avulso sem partido, nós temos todos os partidos com candidaturas própria. Eu quero dizer que eu disputo para valer dentro da bancada, para ganhar ou para perder”, disse a senadora antes de deixar o local.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..