O prefeito Rui Palmeira (PSDB) anunciou que o governo federal deve encaminhar mais técnicos para Maceió, na tentativa de acelerar o diagnóstico das fissuras presentes em várias vias e imóveis do bairro. O gestor participou, na tarde de segunda-feira (28), em Brasília, de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Costa, e com o secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal.
Palmeira disse que hoje são mais de 50 profissionais, entre geofísicos, geólogos e técnicos, trabalhando em busca do diagnóstico do problema. A promessa feita por integrantes do governo federal ao prefeito e sua comitiva é de “mais empenho e dedicação” e o envio de novos técnicos, assim que possível.
“A gente espera essas informações o quanto antes para que possamos ter o mais rápido possível as respostas que a população do Pinheiro tanto aguarda... Assim que eles puderem, vamos recebê-los na capital para ver de perto o drama das famílias de Maceió”, completou o prefeito.
O gestor lembrou ainda que, enquanto as respostas não surgem, algumas ações já foram tomadas pelo poder público, a exemplo do decreto publicado ontem pela prefeitura, suspendendo a cobrança de IPTU para a população do Pinheiro e da liberação de mais ajuda financeira do Governo Federal para 420 famílias.
Também participaram do encontro, na Esplanada dos Ministérios, o secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o secretário Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, o procurador do Município, Bruno Kiefer, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, Antônio Carlos Bacelar, e o diretor-geral da Agencia Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Fronner Bicca.
*Com Secom Maceió










