O deputado federal Marx Beltrão e o ex-prefeito de Feliz Deserto e Secretário Municipal de Governo de Coruripe Maykon Beltrão prestigiaram na noite desta sexta-feira (25) a festa em homenagem ao padroeiro do povoado da Lagoa do Pau. Devotada a São Sebastião, a festa é uma das principais do calendário religioso de Coruripe e região.

“É uma honra sempre voltar a Lagoa do Pau e participar desta festa religiosa. Fico feliz em a cada ano pode estar aqui e celebrar o padroeiro deste povoado” afirmou Marx Beltrão. Já Maykon Beltrão disse que “a festa em homenagem a São Sebastião mostra a devoção da comunidade a seu padroeiro e por isso é sempre motivo de honra poder participar desta celebração”. O vereador de Coruripe Ailton do Nelson também participou da festividade.

A Praia da Lagoa do Pau fica situada no litoral sul de Alagoas, e como qualquer uma das seis praias do município de Coruripe, oferece uma paisagem simplesmente deslumbrante. Esta praia fica próxima à Praia do Pontal de Coruripe, e é uma excelente opção para quem gosta de tranquilidade, usufruindo de uma paisagem paradisíaca. Do lado direito da praia é possível ver o Rio do Pau, com suas águas mais escuras, correndo lado a lado até se encontrar com o mar

São Sebastião

O padroeiro da Lagoa do Pau, São Sebastião, era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. São Sebastião é celebrado no dia 20 de janeiro. Existe também uma capela em Palatino, com uma pintura que mostra Irene tratando das feridas de Sebastião. Irene também foi canonizada e sua festa é no dia 30 de março.