Até a próxima segunda-feira, dia 21, a distribuição de vacina em Alagoas deverá ser normalizada após a suspensão do serviço nos 102 municípios. Um problema na central de resfriamento, onde as vacinas são armazenadas, causou a interrupção do serviço e em alguns locais as vacinas já estão faltando.

A Central do Programa Nacional de Imunização fica em Maceió e as secretarias municipais de saúde foram comunicadas sobre a suspensão. A superintendente de Vigilância em Saúde, Mardjane Alves, relatou ao programa Bom Dia Alagoas, que o problema teve início no dia 03 de janeiro, quando a câmara de refrigeração começou apresentar um defeito.

Desde então, a temperatura passou a oscilar, mas a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) afirma que não houve prejuízo com a medicação nem desperdício das vacinas. De acordo com Mardjane, a prioridade está sendo com a distribuição de  dos soros e das imunoglobulinas para população.

As demais vacinas, que não apresentam risco caso sejam administradas posteriormente sem prejuízo para a população, são as que sofreram interrupção na distribuição. Mesmo com o equipamento reestabelecido, é necessário que seja aguardado 48h para que tenha a estabilidade total da refrigeração.