O prefeito Rui Palmeira voltou a comentar sobre as rachaduras nas casas e ruas no bairro do Pinheiro, em Maceió. Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito disse que ainda não há nenhuma comprovação do que causou as rachaduras e que, por enquanto, só existem “especulações”. Palmeira também enfatizou que já está sendo pensado um plano de contingência para o bairro, em caso de emergência.

Durante a entrega do Prêmio Inovação em Economia Circular, o prefeito disse que é preciso pensar em tudo, inclusive no pior, mas que ele espera que isso não aconteça. "Precisamos ter um plano de contingência e isso já está sendo estudado pela Defesa Civil Municipal com o apoio da Defesa Civil Nacional. Na próxima semana, o chefe da Defesa Civil vem a Maceió para nos apoiar nesse tipo de medida e de estudo".

Palmeira ressaltou que a prefeitura está realizando estudos na lagoa Mundaú para saber se há influência no bairro do Pinheiro. “Estamos fazendo a batimetria da lagoa já que ela fica próxima ao bairro, mas tudo vai ser estudado para chegar a um diagnóstico”.

Rui enfatizou que entende que os moradores estão vivendo uma angústia, sem respostas, mas que tudo que é especulado só atrapalha já que não existe uma definição do problema. O prefeito acredita que até março novas respostas sobre o caso aparecerão.

Na sexta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro reuniu a equipe ministerial para falar sobre as rachaduras. Ele determinou que o Governo Federal atue na identificação das causas das rachaduras. O prefeito disse que “vai aguardar também que o governo federal passe um diagnóstico sobre a situação”.

Sobre a Braskem ter sido cogitada como uma empresa que “causou” as rachaduras, o prefeito disse que a Braskem também está realizando estudos junto a uma agência de mineração e do Departamento Nacional de Produção Mineral para descobrir as causas. “Pode ser a extração da salgema, pode ser pela quantidade de fossas de água ou até mesmo a instabilidade do próprio terreno. Mas são apenas especulações, nada comprovado”, finalizou Rui.

*estagiária sob a supervisão da editoria