Já está tudo pronto para a 10ª edição da festa Anos 80 que será realizada neste sábado (12) a partir das 22 horas no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca. Mais de 90% das mesas já foram vendidas. Esta será a primeira vez que a discotecagem será feita usando discos de vinil, conhecido simplesmente como vinil ou ainda Long Play (LP).
O responsável pela seleção de repertório é o radialista Iran Silva que é colecionador de discos e selecionou, para essa festa, sucessos de álbuns clássicos dos anos 80, além de raridades de colecionador. Usando um moderno toca-discos e LPs conservados, ele deu início ao projeto Radiola 3 x 1 100% vinil em 2018 e vem se destacando no cenário das discotecagens temáticas.
“O repertório foi preparado com muito carinho para agradar àqueles que viveram intensamente está década de ouro. O foco será no rock nacional, revivendo os grandes hits e também uma passagem pelo rock internacional, sem deixar as baladas clássicas de lado”, revela Iran Silva.
Para ele, estar presente numa das maiores festas do gênero de Alagoas é um grande privilégio. Iran destaca ainda que o vinil está voltando com força ao mercado internacional e no Brasil não é diferente. Iran Silva que o projeto Radiola 3 x 1 foi iniciado em julho de 2018 e os espaços para discotecagem estão ampliando.
“Desde o mês de julho de 2018 que o som da Radiola 3x1 vem fazendo o som 100% vinil em Arapiraca. Aniversários, eventos de empresas, abertura de shows, festas particulares... enfim, precisou de boa música, estamos à disposição”, disse.
Este ano a Festa Anos 80 traz ainda a banda Versátil (PE), considerada uma das melhores em bailes em todo Nordeste e o Cio Show Band, com os integrantes da extinta banda Cio da Terra (AL). Segundo o promotor Sérgio Lúcio, mais de 90% das mesas já foram vendidas, restando pouquíssimas na secretaria do clube, na Avenida Rio Branco, no Centro.
O Vinil
O disco de vinil surgiu no ano de 1948, tornando obsoletos os antigos discos de goma-laca de 78 rotações - RPM (rotações por minuto) - que até então eram utilizados, existentes desde 1890. Os discos de vinil são mais leves, maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio (que deve ser feito sempre pelas bordas). Mas são melhores, principalmente, pela reprodução de um número maior de músicas - diferentemente dos discos antigos de 78 RPM - (ao invés de uma canção por face do disco), e, finalmente, pela sua excelência na qualidade sonora, além, é lógico, do atrativo de arte nas capas de fora.
A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos compact discs (ou CD, então lançado em agosto de 1982 na Alemanha pela Polygram) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo no fim do Século XX.[3] Em maio de 2002 saem nos EUA os primeiros títulos em DataPlay, lançados inicialmente por Britney Spears e NSync. Nesse mesmo ano o CD já dominava 72% do mercado mundial
Serviço:
Festa Anos 80
Data: 12 de janeiro (Sábado)
Local: Clube dos Fumicultores, Centro de Arapiraca.
Atrações: Bandas Versátil e Cio Show Band
Participação: Iran Silva Radiola 3 em 1 com 100% vinil
Mesas limitadas: R$ 250,00
Individual: R$ 50,00
Mais informações (82) 9 9102 7202