Após o pedido de reajuste da passagem de ônibus em Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou nesta terça-feira (08) que ainda não tem uma data definida para a reunião com Conselho Municipal de Transportes Coletivos. Entretanto, o Sinturb (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió) acredita que o reajuste em contrato vai acontecer, mas que depende ainda do encontro para definir o valor.
Por meio da assessoria de comunicação, o Sinturb disse que a SMTT ainda não marcou a reunião, mas que o sindicato está na expectativa para definir quanto será o reajuste da passagem e o quanto as empresas acham que é ideal para ser pago.
Com o reajuste solicitado pelas empresas de ônibus, o valor da passagem de ônibus em Maceió poderá chegar a R$ 4,02. A proposta apresentado pelo Sinturb foi de um aumento de 15%, o que proporcionaria aos empresários a equiparação dos prejuízos contabilizados no último ano.
Uma das justificativas das empresas para solicitar o reajuste foi a diminuição de passageiros. Somente em 2017, de 630 mil passageiros deixaram o transporte e em quatro anos as empresas deixaram de receber mais de R$ 4 milhões mensais devido à diminuição do número de passageiros.
O sindicato destacou ainda os reajustes dos produtos ligados ao transporte público, a exemplo do diesel, aumenta constantemente e que também impacta diretamente no ajuste da tarifa.
*Estagiária sob a supervisão da editoria









