O edital de concessão de Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, foi lançado pelo presidente Michel Temer, em uma solenidade no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (29).

Conforme o edital, a concessão do terminal alagoano e mais onze outros aeroportos do país devem acontecer até a primeira quinzena de março de 2019. O prazo limite para a realização do leilão é de no mínimo 100 dias após a publicação do edital.

Além do Zumbi dos Palmares, os aeroportos de Recife (PE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop (MT), Vitória (ES) e Macaé (RJ) compõem os blocos que serão licitados.

De acordo com informações da Infraero do, o aeroporto de Alagoas tem capacidade para receber, por ano, 5,3 milhões de passageiros. Só em 2017, foram 2.068 milhões, dos quais 1.887 em voos domésticos.

Os editais foram lançados pelo Programa de Parceiras de Investimentos (PPI), que também  lançou os editais da Ferrovia Norte- Sul e quatro terminais portuários.  Na prática, caberá ao governo do presidente eleito Jair Bolsonaro tocar o pacote fechado de projetos de concessão a partir de 2019.