Com economia e transparência, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) mudou a forma de gerir as compras da Prefeitura de Maceió. De janeiro a novembro de 2018, foi gerada uma economia de R$ 43 milhões aos cofres públicos e já foram realizados 129 pregões, número superior aos anos anteriores; com 128 em todo 2017 e 70 em 2016.

Os números são resultado do aperfeiçoamento dos processos e da capacitação constante dos servidores. “Até o final do ano vamos ultrapassar consideravelmente a quantidade de pregões. Para a gente é muito importante, pois mostra o compromisso do prefeito Rui Palmeira com a gestão e com as compras públicas do Município. Seguindo o princípio básico da administração pública, que é o princípio da legalidade, diminuindo os custos e fazendo uma ampla divulgação dos processos, que estão abertos para Brasil todo. Com isso, as compras diretas são tratadas como de fato são: exceções”, comentou Rodrigo Fontan diretor-presidente da Arser.

Outro número importante, no que diz respeito às compras públicas, é que o Município possui 302 atas devidamente registradas, o que representa um quantitativo de mais de 1.500 itens disponíveis para aquisição das secretarias municipais. Tal estratégia implantada resultou em uma economia, só no ano de 2018 de mais de R$40 milhões.

No ano de 2018, Maceió, através da Arser, registrou 256 atas o que gerou mais de 1.211 itens disponíveis para aquisição.

Mais licitações significam que o Município está planejamento melhor, conseguindo identificar as demandas e garantindo o abastecimento de todos os seus insumos com antecedência e, assim, minimizando o crônico problema de desabastecimento com uma maior economia para os cofres públicos.

Visando aprimorar os editais, o órgão também passou a disponibilizar, em seu site, a consulta pública em todas as licitações a fornecedores. Além de realizar o acompanhamento, por meio de gráficos, da fase externa das licitações, com todos indicativos, como: tipos de empresa, localidade, valores, licitações por Secretarias e Superintendências de Maceió.