A Polícia Federal recebeu amostras e deve iniciar nessa semana  as investigações para que possa chegar a origem dos pacotes encontrados no litoral alagoano, nos últimos dias. Após exames laboratoriais, biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgaram que os pacotes com material semelhante a couro, encontrados em praias do litoral alagoano, são compostos por polímero, material sintético derivado do petróleo.

Mesmo com esse laudo, a PF buscará apontar do que se trata o produto e depois seguirá as invesitgações para saber de onde eles vieram e porque foram parar no litoral do Nordeste. Não somente em Alagoas que a população encontrou esses pacotes. 

Os pacotes também apareceram em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará e Piauí. Em Alagoas mais de 79 pacotes que pesam mais de 100 quilos cada um. 

A primeira foi localizada por moradores na Praia de Ipioca, e chamaram atenção devido ao volume e cheiro forte. Também foram registrados casos nas praias de Maceió, Jequiá, Japaratinga, Coruripe, Marechal, Paripueira, Feliz Deserto e Roteiro.