AFINAL, O QUE É COACHING?

30/10/2018 11:51 - Blog da Carol Fontan
Por Carol Fontan

Você já deve ter ouvido falar, mas provavelmente pode ter a mesma dúvida que várias pessoas. Por esta razão optei em ser o primeiro tema abordado por mim neste portal. Para que possamos construir um bom relacionamento, você precisa entender como funciona o trabalho de um Coach e  de que forma eu posso contribuir com o seu crescimento através dos diversos temas que abordaremos nas próximas oportunidades.

Sempre que vou resolver alguma questão que necessite de informações pessoais como endereço, telefone e profissão, acontece da seguinte forma:

Qual a sua profissão?

Sou coach.

O quê? O que é isso? Como se escreve?

Essa é a pergunta que mais ouço, sempre com um ar de surpresa e indagação.

Comecei a perceber que, apesar de muitas pessoas acharem que a profissão é uma“modinha”, poucos sabem o que efetivamente quer dizer a palavra Coaching, e o que faz um profissional de Coach. Então vamos entender melhor cada situação.

O coaching tradicional é um processo orientado a ação focada em resultados específicos. Este movimento é promovido pelo relacionamento de total confiança entre o profissional treinador (coach) e o seu cliente (coachee). O coaching Tradicional inclui: avaliações, exames de valores, motivação, definição de metas bem elaboradas, tudo isso amparado por um plano de ação muito bem construído. O coaching é voltado para desenvolver competências e remover bloqueios para que o resultado seja alcançado de forma constante, consciente e sustentável na vida pessoal e profissional.

Já o coaching integral sistêmico é a ampliação do coaching tradicional, usando todo o escopo ferramental e conceitual do coaching tradicional, acrescido de ferramentas, conceitos e uma abordagem “emocional” para estabelecer /restaurar/construir as crenças que possibilitem a realização das metas e objetivos estabelecidos pelo cliente. Tem o objetivo de diminuir  os sintomas de bloqueios, entraves emocionais e traumas profundos que impedem o cliente de conquistar seus objetivos e a superação de limitações emocionais.


 

OS RAMOS DA CIÊNCIA QUE FORAM USADOS

PARA ESTRUTURAR O COACHING INTEGRAL

SISTÊMICO:

 

Psicologia Positiva: psique humana voltada para alta performance

Sociologia: relações sociais

Antropologia: manifestação e comportamentos humanos

Teoria dos sistemas: tudo está ligado e interdependente

Filosofia: compreensão critica e racional dos princípios humanos

Física Quântica: criação da realidade a partir do observador

Pedagogia: estrutura do ensino e do aprendizado

Administração: compreensão dos princípios de liderança organizacional

Ética: compreensão dos valores na construção do caráter.

 

A abrangência e total aceitação do coaching se deram após a década de 1970 com a publicação do livro The inner game of tennis (O jogo interior de tênis), escrito pelo treinador profissional de tênis, Timothy Gallwey e trazido para o meio empresarial pelo consultor John Whitmore. Apesar de o livro ter sido escrito para treinadores e atletas de tênis, a abordagem do tema foi completa e usada em todas as áreas do desempenho e performance humana.

Coaching é um processo de alcance da excelência que busca potencializar o poder pessoal de cada um.  È  a arte de sonhar e vivenciar seus maiores sonhos focada em ações e resultados.

 

Um processo de coaching é dividido por sessões semanais, que podem ser individuais ou em grupo. Em empresas pode ser feito para desenvolvimento de lideres, por exemplo, e equipes para o alcance de uma melhor performance. Na área pessoal pode ser feito para o alcance de autoconhecimento, tomada de decisões, competências de inteligência emocional , realização de objetivos, disfunções e transtornos emocionais.

Agora você já sabe o que é Coaching!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..