A Mineração Vale Verde recebeu dentro do projeto Educação Ambiental, na fazenda Uruçú, na última Quarta (10), alunos de 4º e 5º séries do ensino fundamental da Escola Pedro Nunes Sobrinho, do município de Craíbas. Acompanhados pela Diretora Profª. Leila Rosane e as Coordenadoras Ambiental Profª. Maria Ana, Elislane, Patricia e Janete. 

A Trilha Ecológica começou com uma palestra no auditório da Fazenda Uruçú com o Coordenador Ambiental André Maia e o Técnico em Agropecuária Jaedson Barbosa sobre instrução de segurança, orientando ao grupo de alunos e professores para ficarem sempre juntos, espertando que tudo que se levar para a trilha, trazer de volta para a preservação do meio ambiente, e tendo cautela ao ver por ventura animais que encontrar, para não pegar e nem provocar. Foi distribuido água mineral para todos com intenção de explorar 3km de trilha. 

A Trilha Ecológica começou sobre o comando do instrutor e técnico Jaedson Barbosa, que iniciou apresentado a árvore Timbaúba, símbolo da Mineração Vale Verde, eleita pelos colaboradores em 05 de Junho de 2017. Seu nome científico Enterolobium contortisiliquum.

Em seguida foi apresentado o Bioma da Caatinga e sua beleza exoberante, rico em adversidades e espécies nas suas cores bipolar entre o verde do cactos e o cinza das árvores guerreiras que luta contra a seca aguardando as chuvas improváveis que faz parte da cultura nordestina.

Dentro desse cenário ainda tem plantas que deixam suas sementes para reprodução e não deixando morrer suas espécies. O ciclo da vida encontra oxigênio através da preservação do meio ambiente, trabalho justo e esperançoso que a Mineração Vale Verde faz na região árida de Craíbas.

O grupo ainda viu e ouviu os cantos dos pássaros enriquecendo ainda mais seus conhecimentos, podendo perceber que no lugar seco e castigado pela seca, tem vida. Graças a preservação da natureza.

O Rio temporário chamou ainda mais a atenção do grupo, pois ali só restava as marcas do rio que aparecera somente em tempos de chuva.

O Rio temporário é formado durante períodos com alto índice de chuva. Podem surgir, inclusive, nos momentos das cheias dos rios. Surge de forma mais natural durante o inverno na maioria das regiões áridas e mediterrâneas compostas no planeta Terra. Neste sentido, durante os períodos quentes, podem sumir do ambiente. 

Finalizando a trilha o grupo conheceu o viveiro de mudas de árvore para reflorestamento da Mineração Vale Verde e ações nas comunidades.

A Trilha Ecológica foi encerrado com um coffee break ofertado pela MVV. Os professores e alunos agradeceram a Mineração Vale Verde pelo trabalho em preservar o Bioma da Caatinga.