Sim, pelo menos a de governador em Alagoas. Renan Filho está eleito, os adversários são frágeis do ponto de vista de musculatura política. Eleição semelhante a deste ano somente a de 1994 quando Divaldo Suruagy e o seu vice Manuel Gomes de Barros venceram em primeiro turno com votação recorde.

A chapa obteve 79,39% dos votos válidos. O segundo colocado, Pedro Viera, ficou com 9,97%. A disputa para governador deste ano pode superar o antigo recorde. Vale só pra isso, talvez. “Eleição na vera” temos apenas para o Senado. As de deputado estadual e federal os vencedores (a maioria) já são conhecidos . Portanto, falta emoção.

Emoção que sobra na disputa presidencial. Há quem aposte na decisão em primeiro turno. É improvável. Porém, o tal do voto útil, dada a desidratação das candidaturas de Ciro Gomes, Marina e Geraldo Alckmin pode beneficiar o presidenciável Jair Bolsonaro.

Torço pra que isso não ocorra. O país necessita que essa disputa vá para o segundo turno. O eleitorado precisa conhecer com maior profundidade as ideias de Fernando Haddad (PT) e de Jair Bolsonaro (PSL), principalmente.

Muito embora a candidatura do deputado federal signifique rejeição ao petismo e negação da política profissional, as ideias defendidas pelos militares apoiadores do parlamentar representam retrocesso.

É o que retrata documento idealizado pelo general Hamilton Mourão, vice de Jair Bolsonaro (PSL), mas preparado pelo presidente do Clube Militar, general Eduardo José Barbosa, que defende o fim do direito de greve e da licença maternidade, o fim das cotas nas universidades e do regime de estabilidade dos servidores.

Também deve ser bem debatido o seu programa econômico. De acordo com o site brasil247, o economista Paulo Guedes, “provável ministro da Fazenda com plenos poderes, preparou um programa de governo à medida para favorecer sua empresa, a Bozano Investimentos. Todas as áreas em que investe a empresa são beneficiadas pelas propostas de Guedes”.

Ele “é sócio e membro do comitê executivo da Bozano Investimentos, que gere R$ 2,7 bilhões em seus fundos – o comitê é a cúpula da empresa que decide seus rumos e avalia o gestor. A Bozano tem investimentos diretos ou por meio do mercado de ações em empresas que atuam em setores para os quais o economista defende novas regras”.