Após prorrogação para atingir a meta e vacinar 95% das crianças de 01 a menores de 05 anos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo termina nesta sexta-feira (14), em todo o país. Em Maceió, as imunizações estão sendo realizadas até hoje, nas unidades de saúde e postos fixos. 

O principal objetivo é vacinar indiscriminadamente o público-alvo da ação, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem ser vacinadas independentemente da situação vacinal.

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, podendo levar até a morte.

Casos de sarampo

Até 10 de setembro, 1.673 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 1.326 casos e 7.738 em investigação, e em Roraima com o registro de 301 casos da doença, sendo que 74 continuam em investigação.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.

Alguns casos isolados foram identificados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará. Até o momento, no Brasil, foram confirmadas oito mortes por sarampo, quatro em Roraima e quatro no Amazonas.

*Com Agência Brasil