Apesar do resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - não ter apresentado um resultado positivo para todas as séries do ensino fundamental, o governador Renan Filho (MDB) ressaltou, durante a sabatina com setor produtivo de Alagoas, que os investimentos promovidos geraram maior qualidade e conseguiu tirar o Estado da marca do último ou penúltimo lugar no ranking.

Durante os questionamentos, os empresários colocaram os investimentos feitos em diversas áreas, entre elas a educação. Segundo Renan, essa mudança na nota do IDEB foi reflexo das escolas em tempo integral, ginásios na escola e os investimentos na contratação de novos professores.

 “Hoje a nossa educação se prepara para cada vez mais crescer em qualidade. Isso significa a elevação da produtividade, quebra da pobreza, que não obrigatoriamente o filho do mais pobre será pobre no futuro. A segurança foi conquista para o governo, mas a mudança da educação é a mais simbólica”, disse ele.

Alagoas alcançou uma média maior do que a projetada pelo Ministério da Educação que foi de 4.9 para séries de 4º a 5º ano. Apesar desse crescimento, o índice para o 3º ano do ensino médio ficou bem abaixo do que foi projeto, com uma média de 3,3.

*Estagiária sob a supervisão da editoria