Em 2017, Alagoas chegou a contabilizar 3.375.823, mas esse número caiu e a redução pode impactar em diversos fatores da economia do estado, principalmente sobre o repasse de verbas federais. Como uma estimativa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a população alagoana em 2018 será de 3.322.820, uma redução de 1,57%.
Os dados da estimativa foram divulgados ontem e segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o levantamento do número de habitantes é de suma importância aos Municípios, porque serve de referência para definição dos coeficientes de repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Municípios - FPM.
Como se sabe, o repasse dos recursos aos Municípios é feito de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.
De acordo com os dados os 102 municípios perderam e podem ter suas receitas afetadas. Maceió concentra a maior parte da população do estado com 1.012.382 alagoanos residindo na capital.












