O vereador Fábio Henrique (PC do B), mostrando a sua preocupação com o aumento no número de suicídios, no Brasil, especialmente no estado de Alagoas e Arapiraca, falou sobre a prevenção do suicídio com a realização da Campanha do Setembro Amarelo, que terá início a partir de primeiro de setembro, em todo o Brasil.
Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.
“No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu e precisa ser debatido a todo momento”, diz o vereador.
Fábio Henrique sugeriu a presidente da Casa, Professora Graça, que os vereadores fossem até a secretaria municipal de Saúde, para que fossem realizadas palestras para os alunos do ensino médio.
“Falar sobre o assunto é extremamente importante justamente para que possamos reduzir o número de pessoas vulneráveis. Para que possamos evitar suicídios, o diálogo é o primeiro passo. Conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que essas pessoas saibam que não estão sozinhas e que existem meios de tratar estas doenças”, alertou o vereador.
O vereador Léo Saturnino (MDB), lamentou a falta de atenção com relação as paradas de ônibus nos bairros de Arapiraca. Ele disse que não importa quem esteja a frente da secretaria que possa agilizar esse pedido, mas que a população exige a imediata atenção, principalmente para a classe estudantil, que é obrigada a permanecer por muito tempo à espera do transporte, sob sol e chuva.
Ó vereador também falou sobre os cemitérios de Arapiraca, citando como exemplo, o Santo Antônio, que segundo ele, foi projetado em uma área muito grande, porém, hoje já está necessitando de uma ampliação, porque já está sendo utilizada a passagem dos veículos.
Ainda de acordo com Léo Saturnino, é preciso que o poder público, encontre soluções urgentes para o problema, até mesmo, enviando para a Câmara Municipal de Arapiraca, projeto ampliando o cemitério e que com certeza, será aprovado.
Ele também lembrou que já solicitou à administração municipal, a ampliação do Cemitério de Bananeiras, Pau D’arco, Canafístula, que necessitam também urgência da ampliação.
O Pastor Marcos Caetano, concedeu um Voto de Aplauso, aos psicólogos, que tiveram o seu dia comemorado no último dia 27, por se dedicarem a saúde dos outros, onde muitas vezes, são discriminados, porque quando se pensa em psicologia, grande parte das pessoas acredita que se trata de loucura.
O Pastor Marcos Caetano, disse que se alguém estiver passando por algum problema, que procure um psicólogo e conte os seus problemas, que com certeza, como um profissional da área, vai encontrar os caminhos corretos.
Ele concluiu afirmando, que os psicólogos ajudam as pessoas com problemas emocionais e até em momentos de desespero, vencem no pior.
A vereadora Aurélia Fernandes, agradeceu a aprovação do projeto de sua autoria, reconhecendo como Patrimônio e Natureza Imaterial os Grupos de Quadrilhas Juninas, de Arapiraca. Em sua justificativa, a vereadora disse que as pessoas que trabalham nesse segmento folclórico, contribuem de forma direta, com a cultura.Ela destacou a dedicação e o empenho das Quadrilhas Carnarraiá, Lengo Tengo, Renascer e todas as outras que não são estilizadas, agradecendo mais uma vez pelo reconhecimento da Câmara Municipal de Arapiraca, por todos aqueles que fazem a cultura no município arapiraquense.
O vereador Jário Barros, falou sobre as últimas notícias veiculadas pela imprensa de Arapiraca, dando conta da possível fraude na secretaria de Saúde de Arapiraca, com relação aos exames apontados como falsificados. Segundo ele, foram instaurados inquéritos policial e administrativo.Ele chamou a atenção para os demais vereadores, para que fiquem atentos a esta prática que ja corriqueira por todo o Brasil. Ele disse que ficou muito triste ao saber que pessoas de outros estados, tiveram acessos a esses exames por meio de forma irregular.
De acordo com Jairo Barros, é inadmissível, alguém precisar de um exame desta natureza e não ter o direito.
Ele disse que se sente feliz, em saber que faz a sua parte como parlamentar, que é defender os direitos do povo arapiraquense. Ele concluiu afirmando que tem defendido a sociedade arapiraquense em seus mais diversos problemas e que vai continuar tendo o mesmo pensamento.