Por cinco votos a dois o pelno do Tribunal regional Eleitoral em Alagoas (TRE/AL) absolveu, nesta quinta-feira, 16, a chapa eleita em 2016 no município de Pão de Açúcar, formada pelo prefeito Flavinho Almeida e Clayton Farias, Os dois haviam sido condenados pelo juízo da 11° Zona Eleitoral, em julho de 2017, à perda dos seus mandatos, bem como à cassação dos seus direitos políticos por oito anos.
Na sentença o juiz Edivaldo Landeosi considerou que houve captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, através da utilização do Instituto Paulina, durante o período eleitoral.
Na decisão desta quinta, cinco desembargadores votaram pela reforma da sentença de primeiro grau, sendo eles: Orlando Rocha Filho (relator), Pedro Augusto Mendonça de Araújo, Luiz Vasconcelos Netto, Alberto Maya de Omena Calheiros e José Carlos Malta Marques (presidente). Os desembargadores eleitorais Paulo Zacarias da Silva e José Donato de Araújo Neto votaram pela perda do mandato da chapa, eleita com 7.901 votos. A sessão foi iniciada com o voto do desembargador José Donato de Araújo, que havia pedido vista processual, na sessão inicial do dia 02 de abril.
Da decisão desta quinta cabe recurso ao TSE, no entanto, dificilmente a mesma seria reformada na corte superior, conforme entendimento dos advogados do prefeito. Ao final da sessão o prefeito Flavinho Almeida disse que a justiça foi feita e que intensificará cada vez mais as suas ações em Pão de Açúcar.
*Com Pão de Açúcar Notícias