Nesta quinta-feira (16), o juiz Allysson Jorge Lira de Amorim, da Comarca de Girau do Ponciano, recebeu a denúncia pelo Ministério Público contra o presidente da Câmara de Vereadores do município, José Lima Maurício, e o filho dele, Joel Maurício dos Santos. A dupla é acusada de envolvimento na morte de Geraldo Santos de Oliveira, ocorrida em janeiro de 2015.

De acordo com a acusação, a vítima foi assassinada por disparos realizados por Joel dos Santos. O crime teria ocorrido a mando do vereador José Lima Maurício, que tinha conflitos com Geraldo dos Santos.

Durante o interrogatório, Joel confessou ter atirado, mas disse que agiu em legítima defesa. Ele ainda afirmou que foi abordado pela vítima e que entrou em luta corporal com ela, conseguindo se soltar e efetuar os disparos. Joel negou que o pai tenha sido o mandante do crime. Em depoimento, o presidente da Câmara de Vereadores também negou qualquer participação no caso.

Segundo o juiz Allysson Amorim, “presentes se encontram os pressupostos de admissibilidade dispostos no artigo 41 do Código de Processo Penal, uma vez que narrada toda a conduta delitiva, com todas as suas circunstâncias, qualificados os supostos autores do fato e classificado o crime, a configurar a justa causa necessária para o recebimento da denúncia oferecida”. O magistrado ainda determinou a citação dos réus para que respondam, por escrito, às acusações, no prazo de dez dias.

A denúncia contra os dois acusados foi realizada no dia 9 deste mês, pelo crime de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima).

*com Ascom TJ