Parece que entramos na fase eleitoral de divulgação dos ‘balanços-contabilidade’ dos partidos, digamos assim, dada a grande expectativa causada pela publicação de pesquisas eleitorais.
O levantamento realizado pelo Ibrape e divulgado nesta quinta-feira (16), por exemplo, antecede o do Ibope, previsto para esta noite, o que causa intensa curiosidade e até nervosismo. Certamente os números de ambos não vão divergir.
Ou vão?
É essa dúvida que causa nervosismo e ansiedade.
Bom, quem tem acompanhado o processo e teve acesso aos vários levantamentos – inclusive para consumo interno que vêm sendo feitos - não tem o que estranhar. Renan Calheiros na liderança geral era o que se apresentava.
Já a consolidação de Benedito de Lira se deve ao seu fortalecimento e alianças nos maiores colégios, casos de Maceió, Arapiraca, Delmiro, Rio Largo, entre outros.
E essa perspectiva tende a uma consolidação que pode fazê-lo mais uma vez o mais votado, já que agora conta, como já afirmei em outra publicação (leia aqui), com um palanque ‘qualificado’ com a presença de Collor candidato ao governo.
Quanto a Fernando Collor, embora tenha crescido desde a divulgação da última pesquisa do próprio Ibrape, é grande o risco de ser derrotado no primeiro turno.
É que além de o tempo de campanha ser curto, os outros dois candidatos, Basile Cristopoulos e Josan Leite com 1% de intenções de votos tendem a não crescer, tendem a pontuar dentro da margem de erro, e o senador tem um teto de votação em torno de 30%.
Com Renan Filho com 44% das intenções de votos contra 21% de Collor, o senador ainda tem contra si a maior rejeição (48%), praticamente o dobro dos demais candidatos: Basile Cristopoulos, 28 %%; Josan Leite, 27 % e Renan Filho com 25%.
Outro fator favorável ao governador é a avaliação do seu governo, visto positivamente como ótimo por 6% dos entrevistados; bom por 47 %; regular recebeu 22 %; ruim 8 %; péssimo 12% e não sabe 5%.
O desafio é hercúleo para o senador Fernando Collor. Mas tudo é possível em uma eleição. Agora é aguardar o Ibope.
Leia aqui a pesquisa na íntegra.