O prefeito em exercício de Palmeira dos Índios, Márcio Henrique, solicitou ao Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) o afastamento da médica acusada de negligência por familiares do paciente José Wellington Tomé da Silva, após um diagnóstico errado, quando ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

O IDAB é responsável pela administração da Unidade. A decisão do prefeito aconteceu após uma reunião com membros da Comissão Permanente de Acompanhamento e da diretoria da UPA, com o intuito de esclarecer o ocorrido.

A profissional deve ser afastada das atividades até que o processo seja apurado e resultados apresentados à Comissão Permanente da prefeitura, que também fará sua própria avaliação.

 “A Comissão da Prefeitura fará a sua própria avaliação. Iremos avaliar também o relatório da sindicância. Depois enviaremos as nossas conclusões para o Conselho Regional de Medicina, e este avaliará se houve ou não negligência médica da parte da profissional”, informou o prefeito em exercício.

Em nota, a secretaria comunicou que o IDAB afirmou que já foi instaurada sindicância interna e tomará as providências. A secretária de Saúde,  Kátia Born, informou que acompanha atentamente o caso e pede celeridade na conclusão do relatório geral que dirá o que houve de fato.

José Wellington Tomé, de 55 anos, deu entrada no Hospital de Emergência de Arapiraca (HEA) neste domingo (12),  após buscar por atendimento em outros dois hospitais desde o último sábado, 11.

 

De acordo com as denuncias feitas pelos familiares da vítima, José foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios após sofrer um acidente. Ao chegar à unidade, a médica que fez o atendimento informou que se tratava apenas de um caso clínico.

 

Depois da longa espera por uma reação do paciente, familiares conseguiram a transferência dele para o Hospital Regional Santa Rita, onde foi diagnosticado com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e devido à gravidade foi encaminhado ao Hospital de Emergência de Arapiraca.

 

Após avaliação, além do TCE o paciente apresentou também perfuração do pulmão e  hemorragia na região do tórax.

 

José Wellington permanece internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria