Neste final de semana, durante uma operação de fiscalização em transportes regulares realizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cinco veículos foram autuados por fazer alteração no Gás Natural Veicular (GNV) sem a vistoria solicitada pelo órgão, em Maceió.
Ao todo, 48 veículos foram abordados pelas equipes de fiscalização da SMTT nos principais supermercados, shoppings e no Centro da cidade. A principal infração registrada foi o uso irregular do GNV. Esta prática põe em risco a vida dos motoristas e passageiros, aumentando a chance de acidentes.
De acordo com a assessora técnica da Divisão de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio, "a fiscalização é benéfica para a população de Maceió, pois o passageiro terá ciência de que o veículo passou por fiscalizações e inspeções anuais, e que o kit de gás instalado está regulamentado. Isto reduz os riscos de explosões causados por instalações clandestinas e proporciona uma viagem segura para todos”.
A alteração do combustível só é permitida mediante autorização do Departamento de Trânsito (Detran). O dono do veículo deve portar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido por instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e creditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A multa para o proprietário de veículo que não possui o CSV será no valor de R$ 110,20. Além disso, o condutor terá sua documentação de porte obrigatório recolhida pelo órgão.
*Com Ascom SMTT









